telhado verde . jardim vertical . brise vegetal
T E L H A D O V E R D E
1. Como funciona o sistema?
Sobre a laje impermeabilizada ou telhado, é instalado uma manta de drenagem, que servirá como elemento de filtração e permitirá o escoamento do excesso de água para os drenos. Sobre a drenagem é colocado o substrato e a vegetação, de acordo com o projeto escolhido pelo cliente.
2. Como é a tecnologia?
A chave da tecnologia é a composição do substrato formulado, que viabiliza uma vegetação vigorosa e muito durável em apenas alguns centímetros de espessura. Tudo isso aliado à leveza, limpeza, fertilidade e principalmente muita durabilidade - o substrato decompõe somente 1% ao ano, enquanto os convencionais decompõem até 40% no primeiro ano. Assim, é possível você ter um gramado com apenas 4 cm de espessura e 40 Kg/m² a médio e longo prazo.
Também pode ser utilizado em vasos e floreiras. Possui um ótimo desempenho como condicionador de solo para jardins.
3. Qual a diferença dos outros sistemas de telhado verde?
Não são utilizados nenhum tipo de retenção de água, bandejas plásticas, grelhas ou argila expandida. Assim não produz futuros resíduos, podendo ser considerado o sistema mais sustentável de telhados verdes do Brasil.
4. Qual o peso do sistema?
O peso varia de 40 a 85 Kg/m², considerando o sistema já saturado de água e com grama instalada. Em cada projeto deve ser feito o cálculo do peso específico de acordo com o tipo de sistema e a vegetação escolhida pelo cliente.
5. E a vegetação, precisa ser especial?
Não há restrição de espécies. Podem inclusive ser plantadas com o torrão original sem problemas.
6. Qual tipo de impermeabilização precisa ter para instalar o sistema?
Basta a laje estar impermeabilizada para água da chuva, de forma convencional e com a inclinação correta para drenagem. Tanto sobre lajes quanto sobre telhados, é necessário uma avaliação do local antes da instalação.
7. Um telhado verde não vai prejudicar minha impermeabilização?
Não. Inclusive ele ajuda a preservar a durabilidade da impermeabilização, porque evita as oscilações diárias de temperatura que levam à fadiga do material. Algumas pesquisas mostram um aumento de até 120% na durabilidade da impermeabilização com o sistema.
8. Se futuramente necessitar inspecionar a laje ou instalar algo sobre ela, preciso destruir o sistema?
Não. Um dos benefícios do sistema é justamente esse. Com pouco tempo, a vegetação se enraíza e forma como um “tapete” que por ser leve, macio e flexível, pode ser enrolado e afastado para a visualização da laje. Isso também permite a versatilidade de mudar o sistema para qualquer outro local desejado.
9. O sistema reserva água como outros sistemas do mercado?
A água fica retida no próprio substrato. Isso só é possível devido às suas propriedades físicas. Na espessura de 10 cm, o sistema retém até 40 L/m², disponibilizando a água para as plantas por um bom tempo.
10. É possível pisar e brincar na cobertura gramada?
Sim. A tecnologia suporta o pisoteio e atividades normais sobre a vegetação com ótima durabilidade devido à qualidade do substrato. Uma nova área de lazer e bem-estar é adicionada ao local. Você ganha área útil e ainda agrega valor ao imóvel.
11. Posso usar o substrato em vasos, floreiras e jardins convencionais?
Sim. Suas propriedades como fertilidade, durabilidade e leveza aumentam o vigor de suas plantas. No Japão esse substrato é chamado de "solo dos sonhos" devido aos seus excelentes resultados, sendo inclusive utilizado pela prefeitura de Tóquio no paisagismo da cidade. Como o substrato dura muitos anos, suas plantas podem alcançar o máximo do desempenho sem trocas, reposições e reformas.
12. Quais os benefícios que um telhado verde pode trazer para o planeta e minha comunidade?
Tanto localmente quanto globalmente, podemos citar alguns serviços ambientais importantes, como a umidificação do ar, retenção de poeira e fuligem, diminuição do fenômeno de “ilha de calor”, redução da poluição sonora, retenção da água das chuvas evitando enchentes e a atração de aves que não eram mais vistas na região.
13. O substrato faz sujeira?
Não. Diferentemente da terra vegetal convencional, ele não forma “barro” e não adere em superfícies, sendo facilmente removível com água e não entope ralos.
14. O substrato tem cheiro e atrai insetos?
Não. Ele é inodoro, orgânico e atóxico. Não atrai insetos e também não os repele. É como uma terra convencional saudável nesses aspectos.
15. Pode ser plantado uma árvore?
Sim. Basta para isso aumentar a espessura do sistema. A partir de 30 cm, árvores são viáveis, inclusive frutíferas.
16. Posso cultivar uma horta?
Sim. Com espessuras variando de 7 a 15 cm, podem ser cultivados legumes, ervas e hortaliças orgânicas. Alguns hotéis possuem em sua cobertuta telhados verdes utilizados como horta que fornecem vegetais orgânicos de qualidade para ses restaurantes.
17. Como é a irrigação do sistema?
Nesse quesito, o sistema funciona como um jardim convencional no solo, porém o substrato retém um pouco mais de água. A periodicidade de regas depende das espécies de plantas usadas no paisagismo e do clima local. Pode ser feita manualmente ou ser instalado sistema de irrigação.
18. Onde pode ser instalado o sistema?
Pode ser instalado sobre lajes, em varandas e sobre telhados, dependendo da inclinação e do material utilizado.
19. Como se faz a manutenção correta do sistema?
Com cuidados convencionais, como em um jardim comum. Irrigar, fazer a adubação anual e controlar as ervas invasoras. Não deve-se misturar elementos não indicados ao substrato.
J A R D I M V E R T I C A L
1. Como é feita a instalação de um jardim vertical?
Um jardim vertical, também conhecido como living wall ou parede verde, pode ser construído com nichos instalados em um muro ou parede que servirão de suporte para o substrato e a vegetação.
2. Quais os benefícios de um jardim vertical?
Quando instalado tanto na parte externa quanto interna, um jardim vertical ajuda na redução da temperatura ambiente, filtra o ar, umidifica e perfuma o ambiente.
3. Como fica esteticamente um jardim vertical?
Devido à fertilidade e leveza do substrato, várias espécies vegetais podem ser utilizadas, o que propicia uma maior liberdade na composição de tons e texturas.
4. Como devem ser a iluminação e a irrigação?
Um jardim vertical deve receber uma quantidade mínima de iluminação natural no local onde será instalada. A partir da localização e da iluminação são indicadas as espécies adequadas.
Pode ser utilizado iluminação decorativa em um jardim vertical. Isso irá destacar sua beleza.
5. E o peso extra na parede?
Deve-se verificar a estrutura do local antes para poder recomendar o sistema mais indicado para cada caso.
6. Como deve ser a impermeabilização do local?
Se a parede não possuir nenhum tipo de tratamento, pode ser feito com materiais de fácil aplicação encontrados no mercado normalmente.
7. Como é feita a manutenção?
É como uma manutenção em um vaso. Basta manter a irrigação, as podas e as adubações periódicas corretas.
B R I S E V E G E T A L
1. Qual é o princípio do brise?
Os brises (da expressão francesa "brise-soleil" = quebra-sol) possuem a função de bloquear uma parte da radiação solar que incide em uma janela ou parede. São painéis de grades feitas normalmente de madeira ou alumínio, fixos ou móveis.
A ideia é fornecer sombra no período mais quente do dia devido à posição do sol, ao mesmo tempo que permite a circulação de ar. Podem ser instalados afastados das janelas permitindo sua abertura.
2. Como funciona um brise vegetal?
Os brises são instalados a partir de floreiras onde é plantado uma vegetação trepadeira com o Substrato Premium que são guiadas por cabos de náilon ou de aço.
3. Quais as vantagens de um brise vegetal?
Um brise vegetal se assemelha com os brises comuns no sentido de bloquear parte da radiação solar também. O ambiente no entorno fica mais fresco e úmido, devido à evapotranspiração pela vegetação e o ar fica mais limpo pela capacidade de fltrá-lo, além do perfume e da atração de pássaros pelas flores.
4. E a questão estética?
Os brises vegetais possuem o diferencial de permitir certa transparência, o que torna o visual mais "leve". Devido à fertilidade e durabilidade do susbstrato, podem ser utilizadas espécies diversas, podendo ser escolhidas de acordo com as tonalidades, texturas e crescimento desejados.
5. Onde pode ser instalado um brise vegetal?
Em janelas, paredes ou varandas.
6. Como é feita a manutenção?
A manutenção de um brise vegetal consiste na irrigação, poda e adubação periódica corretas. As podas devem ser feitas nas épocas certas, de acordo com a quantidade de iluminação que se deseja.